BIOGRAFIA

Sara Montalvão (1986)  licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos pela FLUP em 2008. Profissionalizou-se em Buenos Aires como atriz no Estudio de Actuación Augusto Fernandes em 2010. Realizou a formação avançada em criação e composição coreográfica (FAICC) em 2013 com a Companhia Instável, no Porto. Em 2018 concluiu a Pós-Graduação em Dança Contemporânea (ESMAE/Teatro Municipal do Porto). 

Fez formações intensivas profissionais com coreógrafos como David Zambrano, Edivaldo Ernesto, LukeJessop/IonTribe, Hofesh Schechter Company, Francesco Scavetta, Rakesh Sukesh, Hélder Seabra, Cristina Planas Leitão, Marco da Silva Ferreira, entre outros. O último trimestre de 2020 esteve em formação com Olga Alvárez na escola AREA, em Barcelona.

 

Sara inclui diversas práticas performativas e de movimento na sua identidade enquanto performer, tais como teatro físico/clown, ritmos afro-brasileiros, latinos, danças urbanas e artes marciais.  Também constrói e manipula formas animadas. Desenvolveu trabalho comunitário e social enquanto formadora de dança contemporânea, teatro e dança inclusiva para públicos de diversas faixas etárias e em diferentes países. 

 

Criou espetáculos a solo e co-criações. Já trabalhou com Mafalda DeVille, Miguel Moreira, José Artur Campos, Teresa Alpendurada, Edgar Pêra, Ana Bacalhau, CiM/VoArte, Teatro do Mar, entre outros. Em Novembro de 2019 estreou a sua última criação - "Sombras" - assumindo igualmente a gestão deste projecto. Espectáculo co-criado com Diletta Bindi, contou com o apoio à criação da Fundação GDA, em parceria e co-produção com diversas estruturas culturais relevantes. Atualmente desenvolve "Loop Mental" , uma média-metragem interactiva de vídeo dança junto com o artista visual David Negrão (lançamento para Maio 2021).

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Vimeo Icon
  • Grey YouTube Icon
LoopMental.photoPavelTavares